Monday, March 14, 2016

Análise - The Penisman

 The Penisman é um webmangá da autoria de Ishida Sui, autor de Tokyo Ghoul. Mas, o que há para se falar dessa série, e qual foi o significado dela para o Ishida-sensei, e até mesmo para Tokyo Ghoul ? Quais são os temas por trás dessa série que começou como uma comédia, e acabou se transformando em algo completamente diferente ? Pois é, tanto para o mangaka quanto para suas séries, a palavra "Transformação" é o melhor "adjetivo" que pode se enquadrar.
 

The Penisman foi lançado em 2009, em um fórum de mangás, cujo qual o One-sensei (One Punch-Man) também frequentava. A série começou como uma comédia com temas adultos e sexuais, e 10 capítulos depois, se transformou em algo completamente diferente. Á partir dai, você pode enxergar o crescimento do Ishida-sensei como um autor, e as evoluções do que viria á ser o tema básico de Tokyo Ghoul. Afinal, poucos capítulos após seu início, o mangá vai de gag pra um mangá dark com uma temática tão pesada quanto a de Tokyo Ghoul.

 É difícil manter um texto explicativo e claro sem citar spoilers e utilizar imagens da série, porém, eu farei o possível para convergir entre a temática das séries, e não os acontecimentos das mesmas. Entretanto, se ainda assim você preferir ler as séries do Ishida-sensei antes, pode encontrar "The Penisman" na aba de Projetos desse blog, e Tokyo Ghoul em qualquer site de mangás, inclusive, achará rapidamente no Google.


 Basicamente, The Penisman é a interpretação exata de seu título, um super-herói com "cabeça de pênis", que luta contra vilões que se transformam em monstros com aparências relacionadas aos seus fetiches sexuais, e que cessam seus desejos sexuais usando os transeuntes das ruas em que se transformam. Muitos dos vilões não são maus, mas, quando se transformam perdem a noção do certo e errado, e apenas buscam saciar seus desejos.

 Tanto em The Penisman quanto em Tokyo Ghoul, há enormes facções que se enfrentam, tal como uma guerra entre o "bem e mal", porém, sendo sempre questionado qual de ambos os lados está realmente certo. A temática por trás da história de ambos os mangás é a forma como a sociedade funciona, com pessoas "diferentes" sendo excluídas, carnificina, experiências humanas e diferenças sociais entre os heróis que vivem bem e são amados, e os vilões que sempre sofreram.

Calma, não é o Kaneki

 O ponto-chave que liga ambos os mangás, além das temáticas obscuras, é a base dos mesmos, que são as "experiências humanas". Se você ainda não leu o primeiro capítulo de Tokyo Ghoul, me perdoe; mas, logo no prólogo vemos que o corpo do Kaneki é modificado, e ele se transforma em um ghoul. Também vemos as mesmas transformações ocorrerem em The Penisman, o que não fica perfeitamente explicado para os que não leram em japonês, com a quantidade de capítulos que há em português ou até mesmo no inglês (Que está em péssima qualidade).


 Trago novamente á tona que The Penisman foi criado em 2009, e foi "pausado" em 2012, para o início de Tokyo Ghoul. Porém, muitos dos elementos que já existiam em The Penisman aparecem em Tokyo Ghoul. O que leva á crer que talvez The Penisman tenha sido parado por muitos de seus futuros elementos terem de ter sido usados em Tokyo Ghoul. Há vários elementos bastante evidentes que ligam as séries, e que você vai reconhecer apenas de ver, como esse símbolo que fica no prédio da Associação de Monstros ...


 Ele também está presente no livro da Eto "King Bileyg"


 A questão mais interessante, é a forma como The Penisman se tornou um mangá com uma história tão forte, complexa e incrível, que se tornou algo maior ainda, se tornando o que hoje é Tokyo Ghoul, afinal, os elementos da mesma não mentem. The Penisman é quase um protótipo do protótipo de Tokyo Ghoul. Até mesmo a forma como o mangá termina dá á entender que aquele mundo poderia vir a se tornar o mundo que hoje é o de Tokyo Ghoul, o que não bate em função de tempo e várias outras coisas, mas, usem suas imaginações.


 Se você é uma das pessoas que acabou dropando o mangá antes mesmo de terminar de ler os seus primeiros 10 capítulos, bem, só posso sentir pena de você. Afinal, os personagens de The Penisman vem á ser tão carismáticos e complexos quanto os de Tokyo Ghoul, tornando o pouco conhecido (Menos do que eu queria) webmangá em uma história complexa e empolgante, que me encantou á ponto de me mover para traduzi-lo sem nunca ter usado o Photoshop para tais propósitos antes.

 Apenas como uma palavra final, quero sublinhar o fato de que nenhuma série é cópia, paródia ou algo do gênero "universo paralelo" uma da outra. Tudo o que fiz aqui foi ligar elementos que as séries tem em comum, sem querer também retirar o charme singular da comédia adulta e até romance que aparecem no decorrer de The Penisman. Se você for capaz de ler em japonês, deixarei em baixo o link para o site do Ishida-sensei, onde o mangá é postado, juntamente com o Pixiv do mesmo, onde se encontram várias ilustrações da série.

Pixiv: http://www.pixiv.net/member.php?id=2422622
Site: http://kyoharasoto.web.fc2.com/index2.html

2 comments:

  1. Ishida é foda, eu nem tinha percebido q ele tinha colocado o simbolo lá do livro da Eto numa das imagens do calendário, e pensar q a img veio de outro manga dele, nossa...
    Vou ver se leio o Penisman.
    Bom post!

    ReplyDelete